Como lidar com os pensamentos

* Pensar demais e nunca chegar a uma conclusão;

* Esperar sempre pelo pior;

* Pensar que nada que faça é suficiente;

* Pegar pequenos sinais e transformar numa doença ou em catástrofes….

Esse é o processo de pensamento do ansioso.

Ele está sempre esperando que a pior hipótese aconteça. Lê os pensamentos dos outros e tira conclusões precipitadas.

O problema desse processo de pensamento é que não há como a ação e os sentimentos não serem afetados, pois são interligados.

Logo, podemos imaginar quantas consequências ruins esse processamento à pensamentos do tipo: “O que ele(a) quis dizer?” “Eu sou um fracasso, fiz algo errado”, Para lidar com esses pensamentos a primeira coisa a se fazer é lembrar que você pode estar equivocado.

A segunda coisa é se perguntar se existem outras possíveis explicações para esta situação. Questionar que evidências você tem de que algo está errado ou de que pode acontecer algo ruim. Questionar o próprio pensamento é um aprendizado fundamental. Porque é por meio dos pensamentos que tudo começa.

A última dica é tentar construir pensamentos mais próximos possíveis da realidade. Nem muito fantasioso e positivo e nem muito pessimista e obscuro. Apenas a realidade. Olhar dessa forma lhe dará mais condições de desafiar e checar os seus pensamentos.

Lembre que você provavelmente já enfrentou diversas situações ruins na vida, logo já tem ferramentas internas de enfrentamento.

Só precisa usá-las a seu favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *